web analytics

Beleza Emocional

Sim, é possível equilibrar a emoção e a razão

Sim, é possível equilibrar a emoção e a razão
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Reddit 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Classifique essa mensagem!

Bem, a primeira coisa que eu preciso explicar aqui é que se você quer mudar efetivamente de vida, e caminhar para ficar cada dia melhor, você precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre o cérebro. Sim, você precisa anotar isso em um caderno ou na agenda do seu celular.

Há alguns meses atrás fui a um médico. E quando perguntei sobre o córtex pré-frontal, e ele disse que não sabia o que era isso, fiquei chocada. Tomei da mão dele um livro que eu estava mostrando, e sai dizendo que ele precisava estudar um pouco mais, pois ele poderia comprometer a saúde dos seus pacientes, sem ter conhecimento básicos como esse.

Enfim, o que eu quero deixar bem claro para você é o seguinte. Deixe a preguiça, ou qualquer vício emocional de lado, e vamos aprender como funciona o cérebro. Saiba que se você não fizer isso, tem milhares de profissionais de marketing que hoje sabem mais do funcionamento do cérebro, do que muitos médicos, justamente para poder controlar você. Se você quer efetivamente se conectar com a fonte natural de bem-estar, e ter uma beleza sustentável, mais do que nunca, você precisará saber um pouco mais sobre essa importante máquina que nós temos: o cérebro.

Bem, então vamos lá.
Como equilibrar emoção e razão. Primeiramente, é importante que você saiba. Vamos nessa matéria nos ater somente aos dois lados do cérebro: O hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto, faça o download gratuito do livro aqui: Beleza Sustentável: O Conceito Que Vai Mudar Sua Vida, Nas páginas 41 e 42 falo mais sobre as diferenças sobre esses dois hemisférios.

Deixa eu explicar melhor, para que você entenda de forma mais fácil. Temos o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito do cérebro. O hemisfério esquerdo controla a razão. E o hemisfério direito controla a emoção. Ok? O cérebro funciona em X. E se você é destro (escreve com a mão direita) existe uma tendência maior que você ative mais o hemisfério esquerdo do cérebro (lembre-se, o cérebro funciona em X), e por isso você seja mais racional. E se você é canhoto (escreve com a mão esquerda), a tendência é que você ative mais o lado direito do cérebro, e seja mais emocional.

E aí você vai me perguntar, mas o que é melhor? Usar o lado esquerdo ou o lado direito do cérebro, ser mais racional ou mais emocional? E aí respondo que o ideal é você ter um equilíbrio em usar os dois lados do cérebro. Quanto mais equilibramos o uso da razão e da emoção, mais ativamos nossa intuição, representada pela Glândula Pineal, que fica entre os nossos dois olhos. Hoje, muitas empresas fazem com que os seus funcionários pratiquem a neuróbica, que é exatamente fazer exercícios com o outro lado do corpo que você menos utiliza. Por exemplo, eu sou canhota. Então ao invés de escovar os dentes com mão esquerda, o simples fato de eu escovar com a mão direita, já ativa o lado esquerdo, o meu lado racional, permitindo um equilíbrio melhor.

A natureza é muito sábia e quando a gente observa grandes nomes da nossa história, vemos que algumas das pessoas mais brilhantes do mundo souberam como ninguém ter esse equilíbrio entre os dois lados do cérebro. Mozart, por exemplo, era canhoto, e é hoje uma das maiores referências em música clássica. A música clássica é conhecida também por ativar o lado esquerdo do cérebro, a parte  racional do cérebro, e quando vemos isso, descobrimos que ele buscava um equilíbrio entre razão e emoção.

Albert Einstein, quando morreu, deixou seu cérebro para estudo. Os especialistas acreditavam que o cérebro dele seria maior do que o cérebro das pessoas “normais”. Mas eles se enganaram. O tamanho do cérebro dele era até menor do que o cérebro das pessoas ditas normais. O que era extremamente desenvolvido era o corpo caloso, justamente a parte do cérebro que liga os dois hemisférios, o direito e o esquerdo. A emoção, e a razão.

Anote agora então, essas dicas básicas para trabalhar esses dois lados do cérebro:
1 – Se você está muito emocional, comece a andar hoje. Quando você faz exercicio físico, você ativa o lado esquerdo do cérebro, a razão.
2- Para um maior equilíbrio entre razão e a emoção, utilize as músicas como aliadas. Se você está muito racional, escute mais Jazz e música sertaneja (deixe o preconceito de lado). Esses dois estilos de música ativam mais o lado direito do cérebro. Os cantos gregorianos também ajudam muito na ativação do lado direito do cérebro. Se você está muito racional, se esbalde de música clássica. Escutar Mozart é uma terapia maravilhosa, para aumentar a parte racional do seu cérebro e ainda mais a concentração.

Bem, por hoje é só. Continue acompanhando o Portal Beleza Sustentável. COMPARTILHE o Beleza Sustentável com as pessoas que você ama e quer que fiquem bem.

Para fazer o download do livro Beleza Sustentável – O Conceito Que Vai Mudar Sua Vida! Clique aqui!

Preste atenção em nossas novas postagens. Mais informação para você se Conectar Com a Fonte Natural de Bem-Estar e ter uma Beleza Sustentável.

 

[contact-form to=’[email protected]’ subject=’Materia’][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Reddit 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Beleza Emocional

Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Graça Lara é Jornalista, com MBA Internacional em Gestão Ambiental. É responsável pela criação do primeiro Portal de Meio Ambiente da América Latina, em 1998. É criadora do Conceito Beleza Sustentável e autora do livro Beleza Sustentável - O Conceito Que Vai Mudar Sua Vida!

More in Beleza Emocional

Beleza Sustentável© é um Conceito Universal de Bem-Estar. Baseado nas cinco dimensões: Espiritual, Mental, Emocional, Física e Financeira, Beleza Sustentável© ensina o que você deve fazer para ter uma vida longa, vivendo com alegria, bem-estar, saúde e prosperidade.

Categorias

Tags

Copyright©1997 - [email protected] Sustentável©

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

Quer Aumentar a Sua Beleza Mental?

CADASTRE-SE ABAIXO E COMECE GRÁTIS!

Parabéns! Sua Beleza Mental Agradece!

Quer Aumentar a Sua Beleza Emocional?

CADASTRE-SE ABAIXO E COMECE GRÁTIS!

Parabéns! Sua Beleza Emocional Agradece!

Quer Aumentar a Sua Beleza Física?

CADASTRE-SE ABAIXO E COMECE GRÁTIS!

Parabéns! Sua Beleza Espiritual Agradece!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Reddit 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: