Beleza Espiritual

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

A maioria dos problemas emocionais e psicológicos está relacionada ao nosso modo de vida e à nossa alimentação.

A origem de todas as doenças é o esquecimento de si mesmo. O certo é que: O que você come interfere no seu espírito, na sua mente, no seu corpo.

A digestão correta é necessária para o equilíbrio, não somente a digestão do alimento físico, mas a digestão de impressões, emoções e pensamentos, tudo isso traz conseqüências ao nosso organismo e ao bem-estar mental. Se não consigo digerir determinadas emoções, elas serão a causa de vários distúrbios emocionais que irão desequilibrar minha vida no geral, no corpo físico, no profissional, vida pessoal, vida familiar, financeira, emocional, etc.

Ter um controle da mente, correta alimentação para seu biotipo, dissolução do ego, equilíbrio da energia vital (prana), são necessários para uma vida mais feliz, conseguindo assim desempenhar o seu dharma terrestre, sua missão de vida com mais eficácia.

Quem somos nós? Somos apenas esse corpo? Essa mente? A criatura desse nascimento? A maior parte aceita a validade do ego, a identidade do Eu-sou-o-corpo. O Ayurveda, muito além disso, enxerga a identidade na percepção imutável que transcende o corpo e a mente.

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

Vamos pensar o seguinte: Quem está aí dentro desse corpo? Quem é esse ser que comanda conscientemente esse corpo, cuidando dele como ele merece ?. Quem mantém essa beleza física?. E quando digo beleza física, não estou dizendo do padrão criado pelo império capitalista e da moda, mas sim, desse bem único e precioso que é seu corpo.

O que é ter Beleza Física dentro da Ayurveda?. É se respeitar, se amar e ser consciente do quanto você é precioso e único neste planeta.

A doença física perturba as emoções, devido a regime alimentar incorreto, as doenças mentais afloram devido a digestão errada de emoções, pensamentos e sentimentos negativos e equivocados, devido ao uso incorreto dos 5 sentidos.

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

A grande população tem uma dificuldade muito grande de raciocinar, sofrem de stress, depressão, males físicos, porque acham que são o corpo, não um ser que usa seu veículo corporal para viver.

O que acarretam uma dificuldade muito grande em viver a vida plenamente, saudável em sua totalidade, mente, corpo e espírito.

Somos seres envoltos em uma Unidade Universal, mas, também somos únicos, não há um ser no universo que seja igual ao outro, portanto, todo tratamento e cuidado com a saúde é tratado individualmente, obedecendo sua constituição.

Sem compreender nossa constituição particular, nossa saúde enfraquece e sobrevém a doença. O que se observa é que não há uma medicina que identifique adequadamente todas as variantes que existem entre as pessoas, tratando-as de modo diferenciado. Infelizmente a medicina convencional costuma dar mais atenção às doenças do que aos doentes. O Ayurveda, ao contrário, reconhece os tipos individuais e nos ajuda a entender nossas particularidades, nossas tendências.

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

A doença física perturba as emoções e embota os sentidos e acarreta perturbações psicológicas. Se tudo é energia, conforme comprova a ciência, e principalmente a ciência quântica, podemos citar alguns fatos. Exemplo de alimentos pesados como a carne vermelha, que por sua constituição energética negativa de medo e sofrimento (devido a descarga emocional que foi impregnada pela impressão do animal no momento do abate) pode acarretar letargia mental, stress, raiva, agressividade, medo e dificuldade de raciocínio e consciência no homem.

Laticínios causam elevação na quantidade de muco e toxinas no organismo, causando desequilíbrio, letargia, preguiça, falta de vontade, medo, etc. Alimentos extremamente condimentados, com muito tempero industrializado, sal, sódio, provocam na pessoa excesso de agitação, stress, atividade mental excessiva, raiva desequilibrando outros órgãos, nossa mente e nosso comportamento.

Hoje em dia, pelo crescente consumo de produtos industrializados e concentrados de produtos químicos trazem para o ser humano uma perda de energia vital, bloqueios que dificultam o organismo a trabalhar em sua real pureza conseqüentemente afetando a mente o homem se desliga de sua real essência e de sua paz interior, se desligando de sua divindade.

Já percebeu quando come alimentos mais leves, o quanto fica bem disposto e com vigor? Ok você percebe isso. Mas você percebeu o que isso reflete na sua vida? Não?. Então vamos listar os benefícios. Melhora o raciocínio mental, ou seja, pensa melhor, resolve problemas com mais rapidez e eficácia, se movimenta melhor, evita dores físicas que limitam você, traz uma digestão melhor, melhora a libido, melhora a comunicação, fica mais alegre, melhora relacionamentos com pessoas, relacionamentos consigo mesmo, entre muitos fatores. Afinal, se não vivemos bem a vida torna-se um fardo e isso acredito que ninguém quer que aconteça.

Os vícios alimentarem são criados por você e somente por você podem ser dissipados.

Claro, compreendemos que viver em uma metrópole de consumo que diariamente nos bombardeia de informações e produtos rápidos para consumir seja um desafio, mas comece aos poucos, comece ao menos a observar quantos copos de água bebe por dia…beber água é o primeiro fator de melhor qualidade de vida. E quando aprender a observar que pode ter uma disciplina melhor ao beber água, vai expandindo essa observação para outros alimentos mais saudáveis.

O homem possui dentro de si os 5 elementos (água, terra, fogo, ar e éter) que equilibram ou desequilibram nosso organismo e também 5 sentidos e todos eles trazem a impressão para nosso corpo que afeta nosso mente. Tudo o que afeta nossa natureza vital, como fome, o medo, ou a indignação, imediatamente exerce influência sobre nossa mente. Curar a mente envolve curar a maneira que nos relacionamos com o mundo.

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

Vamos buscar equilibrar nossa vida, buscando auxílio quando necessário, alimentação correta, natural, manter-se calmo e sereno em seu dia a dia, não deixar que tudo que acontece fora afete seu interior, pois nada externo pode te desequilibrar a menos que você permita.

A sua Beleza Física depende da sua consciência de quem você é e da sua vontade de melhorar e ter uma vida plena e incrível.

O que Você Come Interfere no Seu Espírito, na Sua Mente, no seu Corpo

Regiane Alves de Oliveira
Terapeuta ayurveda – com especializações na Índia e outras técnicas – Divine Massage Center em Rishikesh em Lakshmanjoula Rishikesh – Índia. Contato: [email protected]

Beleza Espiritual

More in Beleza Espiritual

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.