Beleza Emocional

Grupos De Mútua Ajuda – Para Vencer A Depressão

Grupos De Mútua Ajuda – Para Vencer A Depressão

Carl Gustav Jung tratou, através da psicanálise, inúmeras personalidades de sua época. Em seus escritos, relata que após um período de tratamento, sem resultado satisfatório, indicava a seu cliente que procurasse uma “experiência espiritual”, “uma conversão verdadeira”.

Grupos De Mútua Ajuda – Para Vencer A Depressão

Jung recomendava: procure novos grupos, com quem possa identificar-se e sentir-se confortável. Assim nasceram os grupos de mútua ajuda.

São encontros abertos, voluntários e gratuitos de pessoas que partilham um mesmo problema e que, partilhando as suas experiências esperam diminuir o stresse associado ao problema e aumentar as competências para lidar com o mesmo.

Os encontros são periódicos (semanais, quinzenais ou mensais), são liderados e organizados pelos próprios membros, que assumem um papel ativo e partilham entre si estas funções. A confidencialidade é um dos princípios orientadores, assim como o respeito pela diversidade.

Nestas reuniões partilham-se experiências, sentimentos, idéias e opiniões, num ambiente seguro, confidencial e de proximidade. Através desta interação, os membros procuram ajudar-se na gestão de seus sentimentos e na procura de formas de lidar com as dificuldades.
Orientados por apostilas e manual de conduta, o grupo tem como principal método a “terapia de espelho”, ouvir a história do outro que possui dificuldades parecidas com as suas, leva a refletir e questionar se deseja continuar com os mesmos hábitos ou aprender uma nova maneira de viver.

Grupos De Mútua Ajuda – Para Vencer A Depressão

Atualmente existem milhares de grupos, dos mais variados, com objetivos e formatos diferentes, adequados ao perfil das pessoas que os procuram.

Em uma coisa, todos concordam com Jung, se quer buscar seu espírito, junte-se ao seu grupo.

Beleza Emocional

More in Beleza Emocional

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.