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Seis Dicas para Lidar com Déficit de Atenção e Hiperatividade

Seis Dicas para Lidar com Déficit de Atenção e Hiperatividade
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Seis Dicas para Lidar com Déficit de Atenção e Hiperatividade
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TDAH é um transtorno que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar o individuo durante toda a sua vida.
Pode ser conhecido como TDAH – transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou DDA – distúrbio do déficit de atenção.
TDAH não é um problema exclusivo das crianças. Cerca de metade daqueles que apresentaram TDAH na infância irão carregar o transtorno até a idade adulta.
Os sintomas podem ser identificados na infância, o primeiro diagnóstico, geralmente é feito nas escolas, onde os profissionais da educação identificam falta de interesse, falta de atenção nas atividades desenvolvidas nas escolas, inquietude e a impulsividade.
Em adultos, o que se verifica são atrasos, bagunça, promessas não cumpridas, adiamentos crônicos, distrações e esquecimentos.
Falta de habilidade social, de resolução e enfrentamento de problemas, de gerenciamento do tempo e dinheiro e da capacidade de se organizar e se planejar, podem afetar seriamente a qualidade de vida do indivíduo em todos os setores seja na área afetiva, social ou profissional.
A maioria apresenta dificuldade de se organizar, planejar, administrar o tempo, lembrar de datas e compromissos importantes, entre outros.
É comum que se sintam limitados, não conseguindo desenvolver todo o seu potencial, o que costuma desencadear baixa autoestima e sentimentos de menos valia, insegurança, impotência, incompetência e fracasso.
Igualmente, outras condições como depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas, transtornos de conduta entre outros, costumam ocorrer em mais da metade dos adultos com TDAH. O comprometimento na execução e realização de tarefas faz com que a vida do adulto com TDAH fique fadada a constantes insucessos.
O TDAH do adulto nada mais é do que a continuação do TDAH na infância, ele cresce sendo rotulado, apelidado e criticado por toda a vida e deste modo uma autoimagem negativa vai se solidificando dentro dele. Muitos acham que são assim mesmo e que nunca darão certo em nada na vida.
Hoje com o avanço tecnológico e da medicina pode se observar diversas formas de tratamentos para que o transtorno não se desenvolva tanto, e assim tanto a criança como o adulto possam levar uma vida normal tanto quanto possível.

Abaixo 6 dicas que podem trazer alívio para o portadores de TDAH:

1) Aceite a si mesmo e seus limites. Lembre-se que o TDAH não é um diagnóstico e pronto. O diagnóstico pode ajudá-lo a entender por que você age de uma certa maneira, mas não é uma desculpa para comportamentos inadequados. Você pode mudar. Acredite.

2) Procure tempo no seu dia para relaxar. Use um tempo de transição – para desestressar e relaxar. Deixa a sua família saber que quando você chega em casa do trabalho, você precisa de alguns minutos de silêncio, por exemplo, para se organizar mentalmente, antes de se dedicar às atividades familiares.

3) Sistematize com antecedência a sua própria rotina diária. Para se ajudar no dia-a-dia, você mesmo pode criar sua própria agenda diária. O uso de listas de tarefas, agendas, gravadores, entre outros, é de grande valia.

4) Realize todas as suas tarefas e atividades em etapas. Adultos com TDAH estão frequentemente sobrecarregados com grandes projetos e tarefas. Muitas vezes isso faz com que os projetos fiquem inacabados ou até mesmo sequer iniciados. Ao invés de olhar o projeto como uma longa e única tarefa a ser concluída, veja-o de modo fatiado, por partes. Por exemplo, se você for limpar a sua casa, estabeleça uma ordem: em primeiro lugar faça as camas, em segundo arrume a sala e por fim a cozinha. Não se preocupe com nenhuma outra coisa até completar o que estiver fazendo naquele momento.

5) Exercite-se. Verifique o tempo de exercício a cada dia. O exercício ajuda a aumentar o foco e a diminuir o excesso de energia, ajudando a combater os sintomas de depressão, irritabilidade, hiperatividade ou impulsividade.

6) Procure pessoas que o aceitem. Se as pessoas sempre fazem você se sentir desconfortável ou inadequado, junte-se a outras pessoas com quem você se sinta respeitado. Procure grupos de apoio ou crie sua própria rede de amigos.

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