Beleza Financeira

Vida Próspera Depois Da Aposentadoria

Vida Próspera Depois Da Aposentadoria

A aposentadoria é o começo de uma nova etapa e precisa ser entendida como uma conquista.

O modo como você decide encarar a aposentadoria vai definir se ela será uma fase positiva ou não.

Fazer cursos, curtir a natureza, dançar ou conhecer outras “praias”, seja qual for a sua opção, o importante é ter uma atitude ativa e positiva em relação à sua nova vida.

Muitas pessoas preferem realmente descansar e se ocupar com atividades de lazer, se foi programado, pode ser uma fase vivida com alegria e saúde. 

O que precisa ficar claro é que esta não é a única alternativa disponível “no mercado”, não se limite a acreditar que ‘todo aposentado vive assim’. 

Para os que ainda se consideram jovens aos 60, 70, 80 anos ou mais, vamos sugerir alguns caminhos além dos já conhecidos pela maioria:

Continuar a carreira

Existem profissionais que são muito valorizados após a aposentadoria. Muitas vezes, vão dar consultoria em outras empresas. Se o que ele sabe e construiu de conhecimento ao longo da carreira é algo que tem um preço comercial, ele pode se tornar um executivo, um mentor, um conselheiro.

Voltar a estudar

Retomar aquela faculdade que você deixou pela metade e se arrependeu disso muitas vezes pode ser uma injeção de ânimo e uma maneira de encontrar novos amigos com os mesmos objetivos e oportunidades de novos ganhos.

Capacitação

Investimento em capacitação é sempre válido. Além do mercado buscar profissionais cada vez mais capacitados e com múltiplos conhecimentos, isso possibilita um aumento da rede de relacionamentos e até a decisão sobre um novo negócio. 

Realizar um sonho

Tirar da gaveta aquele projeto que você não deu continuidade por falta de tempo mas que ainda faz sua alma renascer cada vez que pensa nele pode ser o estímulo que você  precisa, sua saúde  e seu humor também vão agradecer por isso.

Abrir uma franquia

Abrir uma franquia só é indicado se o aposentado já tiver reservas. Do contrário, é um risco injetar todo o dinheiro que tem em um sonho. Comprar uma franquia requer perfil de empreendedor. É necessário ter vocação para abrir um negócio, além de ser uma decisão muito cautelosa. 

Ser um professor ou palestrante

O seu conhecimento e experiência será valorizado por quem quer aprender maneiras mais eficazes para viver, não cometer os mesmos erros e aprender com os seus acertos pode ajudar a tornar mais fácil o caminho de muitas pessoas, e elas estão dispostas a pagar por isso. 

Em qualquer fase da vida, o ser humano precisa de atividade e companhia.

Aprender novos idiomas ou informática, criar um produto e vender, participar na comunidade ou em grupos de integração, são opções para manter a vida ativa.

Mas precisamos nos sentir vivos, vinculados e importantes, para o coletivo e principalmente para nós mesmos. 

Agora você escolhe, daqui para a frente, como vai ser “a sua aposentadoria”.

Beleza Financeira

More in Beleza Financeira

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.