Beleza Financeira

O Que é Simplicidade Voluntária e Como Ela Melhora a Vida Das Pessoas!

O Que é Simplicidade Voluntária e Como Ela Melhora a Vida Das Pessoas!

Simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o “quanto mais melhor”, em termos de riqueza e consumo.

Seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas a espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress, preservação do meio ambiente.

O Que é Simplicidade Voluntária e Como Ela Melhora a Vida Das Pessoas!

A vida simples, neste caso, é essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com “pobreza forçada”.

O Que é Simplicidade Voluntária e Como Ela Melhora a Vida Das Pessoas!

Significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente.

É adotar uma filosofia na qual modismos e supérfluos não tem espaço.

O caminho da simplicidade voluntária pode ser feito com conforto, uma vida básica e simples mas sem as penúrias da pobreza.

Menos coisas, menos consumo, menos “necessidades”.

Trata-se de um movimento que vai na contra-mão do que prega a nossa atual sociedade de consumo, onde se valoriza mais o “ter” do que o “ser”.

Menos coisas = Mais tempo / Mais tempo = Mais liberdade / Mais liberdade = Mais vida
Na equação que rege a matemática da simplicidade voluntária, onde há um forte apelo ao desapego de bens materiais e objetos supérfluos, o resultado final é o ganho de tempo e o consequente ganho de liberdade que isso provoca.

Isso porque, ao gastar menos dinheiro com bens de consumo, você acaba gastando também menos tempo na  manutenção desses mesmos bens, isto é, gasta menos tempo na organização deles, e na ocupação de espaço que eles acabam realizando em sua casa.

 

Menos coisas em casa também significam menos coisas na mente para gerenciá-las, e o resultado disso tudo é um alívio mental e uma sensação de bem-estar psíquico, de que tudo finalmente está sob seu controle, porque esse “tudo”, afinal de contas, acabou se reduzindo a “pouco”, isto é, ao essencial.

Beleza Financeira

More in Beleza Financeira

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.