Beleza Espiritual

A Árvore do Beleza Sustentável

A Árvore do Beleza Sustentável

POR GRAÇA LARA

Beleza Espiritual, a Raiz

beleza-sustentavel-beleza-espiritual-arvore

Vamos lá. Primeiro vamos falar da parte espiritual. No conceito Beleza Sustentável, nos referimos à dimensão espiritual e às outras dimensões como “belezas”.

O objetivo é simplificar a informação, tornando-a mais compatível com palavras comuns que encontramos em nosso dia-a-dia.

A definição de beleza também ajuda a fazer essa relação. Veja uma das definições da palavra beleza, de acordo com o Wikipedia: “A experiência de “beleza” muitas vezes envolve uma interpretação de alguma entidade como estando em equilíbrio e harmonia com a natureza, o que pode levar a sentimentos de atração e bem-estar emocional. Como isso pode ser uma experiência subjetiva, muitas vezes se diz “A beleza está nos olhos de quem vê”.

Sim, a definição de beleza está muito relacionada à harmonia com a natureza. E beleza é simples assim. Você já viu que aquelas celebridades, que “vingam”, isto é, que têm mais repercussão na mídia, muitas vezes são aquelas mais expontâneas, transparentes, sem traços de estrelismo ou coisa assim, enfim, são as mais naturais?

Assim é o Beleza Sustentável. E antes que a gente se estenda mais nessas informações, vamos para a parte espiritual. Para você ficar em pé, ser sustentável, “se sustentar” em todos os sentidos, a primeira coisa que você precisa é ser espiritualmente consciente. Espiritualmente o quê?

Sim, em poucas palavras, você precisa ser espiritualmente consciente. Ser espiritualmente consciente significa que você precisa saber e ter consciência de quem é você.

Simples assim. Você se conhece? Você sabe quais são os seus talentos, os seus dons naturais? Se você não tiver essa consciência, tenha certeza que os outros vão ter, e vão querer direcionar a sua vida. Por isso, se autoconhecer, gostar de você mesmo (a), desenvolver diariamente a sua autoestima, é fundamental para você fortalecer a sua parte espiritual.

A parte espiritual, dentro da nossa comparação com a árvore, é a raiz. Estudos recentes mostram que a espiritualidade tem sido apontada como uma importante dimensão da qualidade de vida. A espiritualidade é a base da árvore, é a base de nossa vida. Como vimos lá em cima, a Organização Mundial de Saúde, desde 1998, inclui o bem-estar espiritual como fundamental para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, relacionando esse mesmo bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social.

Agora imagine você, se você fosse uma árvore, e não cuidasse bem da sua raiz. Com certeza, teria problemas, não é mesmo? A raiz é a estrutura básica da árvore, assim como a parte espiritual é a base da estrutura da nossa vida. Você já viu como pessoas muitas vezes desprovidas de dinheiro, conseguem ter força e enfrentar os desafios da vida, às vezes com mais garra do que uma pessoa com muito dinheiro, mas sem a estrutura espiritual? Sim, isso é verdade.

Fazendo uma comparação com árvore ainda, você já viu como aquelas árvores que enfrentam grandes tempestades, acabam ficando com a raiz mais forte. Sim, elas se fortalecem. Assim mesmo são as pessoas que conseguem ser bem-sucedidas ao longo da vida. Elas passam por muitos desafios, mas acabam se fortalecendo, tornando mais forte suas “raízes” e consequentemente tendo uma capacidade maior de gerar frutos.

Quando a gente fala da parte espiritual, estamos falando de autoconhecimento, de autoestima, que é o que dá força para você ser você – independente do que digam – , de princípios e valores, condicionamentos, talentos e dons naturais, missão e propósito de vida, e mais uma série de informações. Ser espiritualmente consciente é saber quem é você, gostar de você e procurar evoluir a partir desses seus conhecimentos, não se limitando a ser o que esperam de você e tendo como referência o que você quer para a sua vida.

Na Beleza Espiritual, a palavra-chave é CONDICIONAMENTO.

A Beleza Mental, o Tronco

Beleza Mental, o Tronco

Agora vamos para o tronco. Sim, o tronco representa a parte mental. De cara é bom saber de uma coisa: de nada adianta você ser espiritualmente consciente, ter consciência de quem é você, das influências que recebeu na formação dos seus condicionamentos para ser a pessoa que é hoje, se você não tiver uma mente forte para tomar as decisões corretas, e seguir em frente rumo à realização dos seus sonhos, objetivos e metas.

O fortalecimento mental é fundamental. E no mundo de hoje, onde tudo e todos tentam tirar a sua atenção, para que você não tenha foco em você mesmo, e atender à demanda externa, é fundamental ser mentalmente alerta. Para isso, é necessário ter alguns conhecimentos básicos de como funciona a sua mente. Somente assim será possivel controlá-la.

Por isso, o Beleza Sustentável vai te ajudar a partir de agora a ter mais informações sobre termos, como crenças, ondas cerebrais, lado direito e lado esquerdo do cérebro, ou lateralidade, entre outros.

Juntos vamos proporcionar a você informação para que você possa cada vez mais ter controle da sua mente, e assim ser mentalmente alerta. Ser mentalmente alerta é fundamental para que você também tenha foco nas suas atividades e possa realizá-las da melhor forma possível, com êxito e sucesso. Sim, isso mesmo, a palavra sucesso não existirá na sua vida se você não tiver a capacidade de agir com foco e concentração no seu trabalho.

Uma pessoa que não consegue ter foco e concentração no trabalho não terá resultados suficientes para se destacar e efetivamente contribuir na empresa em que trabalha, seja na empresa de uma outra pessoa, seja na sua própria empresa ou simplesmente realizar uma determinada atividade.
Na Beleza Mental, a palavra-chave é PENSAMENTO.

 

Os Galhos, que representam a Beleza Emocional
Emocionalmente equilibrado (a), os galhos

Você já viu quando uma árvore tem muitos galhos, como ela não consegue crescer. Sim, ela cria tantos galhos, que impedem seu próprio crescimento. Assim mesmo é quando uma pessoa desenvolve muitas emoções negativas. São tantas as emoções que acabam impedindo o seu crescimento.

Você sabia que 80% das doenças, segundo as Medicina Oriental, são causadas por emoções negativas sentidas a longo prazo. Sim, emoções negativas acabam provocando uma série de doenças, que em nossas matérias mais pra frente, vamos tratar. Mas preste atenção em uma coisa: qualquer emoção negativa que você vier a sentir em relação a uma situação ou até mesmo em relação à uma pessoa, o efeito cairá sobre você, em ninguém mais.

Por isso, desenvolver emoções positivas é fundamental para você aumentar o seu equilíbrio emocional, isto é, ser emocionalmente equilibrado. Preste atenção nisso! Você ja viu que quando os galhos não funcionam direito, interferem no estado geral da árvore. Da mesma forma, o ser emocionalmente equilibrado sabe conduzir suas emoções, a partir da sua mente.

Na Beleza Emocional, a palavra-chave é SENTIMENTO.

beleza-sustentavel-beleza-fisica-flores-exercicios-arvore
Fisicamente saudável, as flores e folhas.

Quando a gente faz a comparação com a árvore, a saúde, isto é, o ser fisicamente saudável, é comparado com, as flores e folhas, que são as partes mais efêmeras de uma árvore. Na verdade, o corpo, e a beleza do corpo são verdadeiramente efêmeros, por isso, é fundamental cuidar deles da melhor forma possível. Para isso é necessário levar em consideração cinco aspectos. São eles:

Alimentação: a alimentação é fundamental. Você é o que você come e se você come alimentos ruins para a sua saúde, eles vão comprometer o seu corpo seja a curto, médio ou longo prazo. Alimentar-se com alimentos saudáveis, efetivamente nutritivos é fundamental não somente para a saúde do seu corpo, mas a para a saúde da sua mente, do seu espírito e das emoções também.

Exercícios físicos: Mover-se é fundamental. Os beneficios vão muito além do corpo. Pesquisas revelam que as pessoas que praticam exercícios de forma continua acabam se tornando muito mais resistentes a problemas de saúde, além disso, quando as pessoas praticam exercícios físicos constantes, o cortex pré-frontal, que é a parte do cerebro responsável pelo planejamento, pela disciplina, pela organização fica muito mais ativo, melhorando o desempenho não somente em relação a saude do corpo, mas em relação às decisões tanto profissionais quanto pessoais, que serão muito mais conscientes.
Sono: Passamos pelo menos um terço de nossas vidas dormindo e a maioria de nós ainda desconhece a importância do sono. O sono não tem a função somente de dar-nos mais energia, mas é responsável por permitir a nossa conexão com os nossos verdadeiros e absolutos objetivos aqui na Terra. Por isso, o sono é fundamental para que possamos continuar em nosso caminho, de uma forma mais consciente e pé no chão.

Recentemente, uma pesquisa feita em Londres, revelou que as pessoas estão mais propensas a ter atitudes éticas, na parte da manhã. Ao contrário, as pessoas ficam mais sujeitas a terem atitudes que não são tão positivas assim a partir do meio da tarde. Isso só demonstra o fato da importância do sono, como importante conector com os nossos valores.
Respiração – A respiração é fundamental para a nossa sobrevivência. Conseguiremos viver apenas por alguns minutos, se nos for tirada a respiração. Por isso, ela é fundamental. Todo mundo sabe disso. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a respiração correta é a feita por meio do diafragma, não por meio do tórax. É a chamada respiração diafragmática. Vamos falar sobre esse assunto num post exclusivo, com um renomado especialista da área, em uma das nossas matérias.

O Local Onde se Vive – De nada adianta você ter a melhor alimentação, praticar exercícios, dormir bem, fazer a respiração diafragmática, se você morar em um local poluído, com substâncias, seja na água, no terreno ou no ar que colocam em risco a sua saúde. Procure avaliar com muito cuidado, o local onde você vive. Antes de comprar qualquer imóvel, solicite informações de orgãos competentes, para saber não somente em relação aos itens informados, como qualidade da água, terreno e ar, mas também em relação de potenciais riscos durante as chuvas muito fortes ou, ao contrário, a falta de água. Essas informações sao fundamentais para você ser fisicamente saudável.

Na Beleza Física, a palavra-chave é AÇÃO.

 

beleza-sustentavel-beleza-financeira-frutos-arvore
Financeiramente próspero (a), os frutos

Pois bem, ser financeiramente próspero (a) é o objetivo de todas as pessoas, se não da maioria das pessoas. Quando damos palestra sobre o tema Beleza Sustentável, algumas pessoas logo querem saber da parte de ser financeiramente próspero. Pois, repito, aqui não dá para cortar caminho. Ser financeiramente próspero ou próspera está diretamente relacionado com as outras dimensões, a espiritual, a mental, a emocional, a física e a financeira.

Ser financeiramente próspero (a) está diretamente relacionado aos frutos da árvore. Aqui falamos da prosperidade de uma forma objetiva mesmo, não é simplesmente receber eventualmente recursos financeiros, mas aqui tratamos da prosperidade de uma forma concreta,levando em consideração a natureza e os resultados a partir do desenvolvimento das pessoas, sempre pensando a longo prazo.

No dicionário, prosperidade vem do latim prosperitate e refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado. E prosperidade não se refere apenas à parte financeira, mas aos frutos que colhemos ao longo da vida. Os frutos referente ao trabalho, à familia, aos relacionamentos, enfim, em relação a uma vida toda.

Quando falamos em prosperidade financeira, resgatamos também um conhecimento universal sobre o plantio de árvores. Se eu plantar a minha árvore em um local seco, essa árvore precisará desenvolver raízes longas, para poder conseguir ser hidratada pela água.

Ao contrário, se essa árvore for plantada em um local abundante em água, essa mesma árvore não precisará desenvolver muito as suas raízes, que se tornarão mais surpeficiais. Entretando, sendo mais superficiais, essa mesma árvore, terá menores chances de sobreviver quando vier grandes tempestades. Já a árvore que foi criada em um local seco, ao contrário, por ter as raízes mais profundas, estará preparada para ser mais resistente a tempestades.
Na Beleza Financeira, a palavra-chave é RESULTADO.

Conexões:

A partir das palavras-chaves de cada uma das dimensões, chegamos a um caminho que nos leva aos resultados. Esse caminho é feito a partir das palavras-chaves aqui destacadas. Isso é, os nossos CONDICIONAMENTOS (espiritual – raiz) definem os nossos PENSAMENTOS (mental- tronco), que nos levam aos SENTIMENTOS (emocional – galhos), que motivam a AÇÃO (física – folhas e flores), e que nos trazem o RESULTADO (financeiro – frutos).

Beleza Espiritual

More in Beleza Espiritual