Beleza Emocional

Seis Dúvidas Sobre Depressão

Seis Dúvidas Sobre Depressão

Não quero sair da cama, o que fazer?

Procure alimentar-se bem, o corpo precisa de energia para funcionar e alguns alimentos são excelentes quando o assunto é aumentar a energia do corpo, lembre-se que energia é combustível.
Estou triste sem motivo aparente, pode ser depressão?

Todas as emoções são normais e comuns a todos os seres humanos, o que caracteriza uma patologia é o exagero no tempo de duração ou na intensidade desta emoção, se você está triste por um longo período, sim pode ser depressão.
O meu humor muda com freqüência, isto causa mal estar e interfere nos meus relacionamentos, como controlar?

O que dirige nossas emoções são os nossos pensamentos, a melhor maneira de manter o equilíbrio é cuidar dos pensamentos, para melhorar a qualidade dos seus pensamentos é necessário buscar boas leituras e treinar manter o foco no que é positivo. 

Não tenho vontade de ir a festas ou lugares que costumava freqüentar, o que está acontecendo comigo?
A falta de energia é motivo suficiente, o corpo busca meios para economizar combustível se este estiver escasso, outro motivo é não ter respostas para as perguntas que as pessoas vão fazer do tipo “você está melhor hoje”, se a resposta for “não, continuo péssimo” você vai preferir ficar em casa.

Fico irritado a maior parte do tempo, tenho pensamentos repetitivos e reajo com “explosões emocionais” a qualquer contratempo, depois fico deprimido quando percebo o que fiz, isto é depressão?

Estas são características do transtorno bipolar, que é sim um tipo de depressão, neste caso é comum mudanças bruscas de humor que variam da euforia (penso que sou Deus, tenho sempre razão) ao estado depressivo (quem sou eu, eu não sou nada), lembrando que, o que diferencia de uma reação normal é o exagero no tempo de duração e intensidade das emoções.

Informações a respeito da depressão podem ajudar a melhorar? Como?

Erramos mais quando desconhecemos um assunto, portanto munir-se de informações sobre a depressão e principalmente sobre si mesmo, como ela está atuando em você, é fundamental para sair de um estado depressivo.

Nay Bernardes é referência no tema “depressão”, com mais de 20 anos de experiência, fundou e atuou por 10 anos na Ong Afeto e Cidadania com atendimentos gratuitos à população carente. Criou e é Diretora Executiva da Conectar 3, consultoria em projetos sociais.
Como palestrante, utiliza o conhecimento adquirido com a sua história de superação para dar dicas preciosas para “viver melhor”.
Sócia Diretora no Beleza Sustentável.
E-mail: nay@belezasustentavel.com.br

Beleza Emocional

More in Beleza Emocional