Beleza Emocional

Dois Tons de Cinza

Dois Tons de Cinza

A associação entre a depressão e a cor cinza é mais do que uma simples metáfora.

A depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso o mundo se torna literalmente cinza. Pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Alemã de Freiburg comprova que indivíduos deprimidos têm um menor contraste retinal.

Costumo dizer nas minhas palestras que o que mais me preocupa são as pessoas que enxergam o mundo cinza claro. Aqueles que estão enxergando cinza escuro, ou seja, visivelmente deprimidos, estão de alguma forma conscientes de que precisam de ajuda.

Os que enxergam cinza claro acreditam que estão bem, estão trabalhando, cumprindo suas obrigações, namorando, indo ao shopping, mas… não percebem que o mundo está perdendo a cor.

Domingo, no final da tarde, os “cinza claro” costumam desconfiar de que algo não está bem, um aperto sutil no peito quando pensam na semana que vai começar, cheia de compromissos, obrigações, algumas alegrias, aí vem a célebre frase “mas eu tenho tudo, não tenho do que reclamar” e aquele aviso de que algo não está bem é jogado lá no final da fila das prioridades, para ser visto um dia, quem sabe.

Se eu tivesse “ouvido” os avisos de final de domingo, não teria amargado dez anos de depressão profunda, que soaram como potentes auto falantes dos quais eu quase não consegui escapar.

Se você sente que algo não está bem, pare para se perguntar o que está sentindo e o que isto quer lhe dizer.

Acredite, seja o que for, é mais fácil resolver agora.

 

 

Nay Bernardes é referência no tema “depressão”, com mais de 20 anos de experiência, fundou e atuou por 10 anos na Ong Afeto e Cidadania com atendimentos gratuitos à população carente. Criou e é Diretora Executiva da Conectar 3, consultoria em projetos sociais.

Como palestrante, utiliza o conhecimento adquirido com a sua história de superação para dar dicas preciosas para “viver melhor”.

Sócia Diretora do Beleza Sustentável.

E-mail: nay@belezasustentavel.com.br

 

Beleza Emocional

More in Beleza Emocional