Beleza Emocional

Ansiedade: Você Tem Medo De Quê?

Ansiedade: Você Tem Medo De Quê?

A ansiedade está diretamente relacionada ao medo e à insegurança.
As causas mais conhecidas são:

– Origem genética, neste caso a pessoa herda de seus antepassados uma pré-disposição para ter estes sintomas.

– Uma infância carente e problemática, na qual as dificuldades dos pais de passar afeto e suprir as carências afetivas da criança fazem com que ela se sinta insegura, exposta e isso condiciona um sentimento de que coisas ruins podem acontecer a qualquer momento.

– Dificuldade de incorporar fatos novos ou desconhecidos, o conhecido traz a sensação de segurança e controle, o novo potencializa a sensação de medo, de que algo ruim ou perigoso vai acontecer.

A leitura do indivíduo sob a influência da ansiedade fica assim: “tudo o que vem de mim é seguro e tudo que vem de fora e não está sob controle é perigoso”.

Os sintomas incluem: palpitações, medo, suor, sensação de impotência perante adversidades, sentimento de perigo constante, tremedeiras, entre outros.

O medo neste caso não é real, mas tão intenso que é capaz de paralisar e causar muito sofrimento.

O autoconhecimento pode ser um caminho de melhora, procure saber qual o medo real? Pergunte-se: de que eu realmente tenho medo?

O medo negado ou “escondido” costuma aparecer aumentado em outras situações. A melhor forma de diminuir o medo é enfrentando, olhando nos olhos dele.

Outro caminho de melhora é aumentar a sensação de segurança, reforçar o que lhe dá segurança. Pergunte-se: o que tira a minha segurança? E, o que me faz sentir seguro agora?

Não somos mais crianças, precisamos vencer os medos, as aflições que tiveram origem na nossa infância. Não estamos condenados a conviver com as impressões do nosso passado para sempre.

Podemos re-significar, dar outro significado para as lembranças que nos causam medo, insegurança e ansiedade. Conte com a ajuda de um terapeuta para que possa revisitar o seu passado e dar um novo significado a ele.
Não permita que o medo continue contando mentiras na sua cabeça.

Nay Bernardes é referência no tema “depressão”, com mais de 20 anos de experiência, fundou e atuou por 10 anos na Ong Afeto e Cidadania com atendimentos gratuitos à população carente. Criou e é Diretora Executiva da Conectar 3, consultoria em projetos sociais.

Como palestrante, utiliza o conhecimento adquirido com a sua história de superação para dar dicas preciosas para “viver melhor”. Sócia Diretora do Beleza Sustentável.
E-mail: [email protected]

[contact-form to=’[email protected]’ subject=’materia sobre ansiedade’][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]

Beleza Emocional

More in Beleza Emocional

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.