Beleza Emocional

10 Dicas de Ouro Para Vencer a Depressão

10 Dicas de Ouro Para Vencer a Depressão

10 Dicas de Ouro Para Vencer a Depressão

Mede-se a saúde mental de um indivíduo pela facilidade com que ele lida com o real. Pagar contas, alimentar-se adequadamente, cuidar da higiene pessoal, limpeza e organização do ambiente onde vive, enfim, se responsabilizar por suas necessidades não é tarefa fácil para ninguém mas piora muito quando se tem depressão. Algumas dicas podem ajudar:

 

1-Fuja da orientação de leigos, busque a ajuda de um profissional, muitas vezes suas queixas fazem com que o ouvinte, sem saber o que dizer, dê sugestões que atrapalham ao invés de ajudar.

2-Falta de energia exige repouso e não esforço, é necessário descobrir “o quê” aumenta sua energia e repetir isso algumas vezes no dia.

3-Faça algo diferente em relação à sua situação atual, por exemplo ouça a opinião de um especialista, uma forma de insanidade é fazer as mesmas coisas tentando obter resultados diferentes.

4-Alguns alimentos ajudam a diminuir os sintomas da depressão: banana, alface, uva e ovo por exemplo, quando consumidos juntos melhoram o humor.

5-O remédio é necessário, a depressão é uma doença e como qualquer outra o indicado é buscar a orientação de um especialista, neste caso, o psiquiatra.

6-Informe-se, um exemplo típico de falta de informação é confundir terapia com consulta médica, consulta com um médico e terapia são atendimentos diferentes.

7- Terapias complementares e produtos naturais funcionam bem como suporte ao tratamento convencional, mas não substituem o medicamento.

8- Consulte seu médico antes de tomar chás e remédios considerados “naturais” eles podem causar reações quando utilizados junto com a medicação convencional.

9-Esporte não é bom para quem está sem energia, cuidado com conselhos de pessoas bem intencionadas, mas sem conhecimento do assunto.

10- Tratamento adequado já, é impossível melhorar a autoestima de alguém com depressão, não perca tempo, o que vai ajudar neste caso é tratamento adequado.

 

 

Nay Bernardes é referência no tema “depressão”, com mais de 20 anos de experiência, fundou e atuou por 10 anos na Ong Afeto e Cidadania com atendimentos gratuitos à população carente. Criou e é Diretora Executiva da Conectar 3, consultoria em projetos sociais.

Como palestrante, utiliza o conhecimento adquirido com a sua história de superação para dar dicas preciosas para “viver melhor”.

Sócia Diretora do Beleza Sustentável.

E-mail: nay@belezasustentavel.com.br

Beleza Emocional

More in Beleza Emocional